terça-feira, 12 de junho de 2012

ÁFRICA FOI INVADIDA OU FOI DESCOBERTA? 

          Ah! Sim. Pergunto, quem então descobriu este continente tão antigo? Claro diria que são os europeus. FALSA. A falsa concepção. Ninguém descobriu ninguém. O continente africano existia e continuam existindo física e populacionalmente antes da chegada dos europeus. Esse continente nunca se manteve isolado pela história. Antes dos colonos europeus havia forte contato do povo africano com o povo dos outros continentes como Europa, Ásia que se mantinham em constante ato comercial. Não é por acaso que esta palavra se originou do grego aprica que significa em português: exposta ao sol
         Fico-me triste, quando oiço do próprio africano, este insulto de que a África foi civilizada pelos europeus. MENTIRA. Antes dos colonos europeus, já havia existido uma forte indústria têxtil na África. Os produtos dessa indústria, tecidos no caso, eram exportados para a Europa e para os países asiáticos e até a China. Era só isso? E as escritas? Esqueceu-se que elas não nasceram na Europa? Pois é, não surgiram na Europa, mas, sim, no Egito. E o Egito é a parte da África. Ainda mais, que você diria sobre isto: "O BATÃO DE ISHANGO?" Prossiga-se: "o Bastão de Ishango é um pequeno objeto encontrado em pleno coração da África, datado de 15 mil anos antes dos cálculos dos faráos e antes do surgimento da matemática na Grécia. o bastão constitui o mais antigo testemunho matemático da humanidade," (ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho. A História da África na Educação Básica: Almanaque Pedagógico). Resumindo: a África se civilizou primeiro que a Europa. Infelizmente, hoje houve a forte influência da civilização europeia acima da civilização africana, levando o povo africano ignorando seus próprios valores. Começando pela desvalorização de sua própria língua. Colocando a língua dos colonizadores europeus sobre as línguas nacionais, alegando que as línguas nacionais não têm prestígios internacionais. MENTIRA! Simplesmente é o PENSAMENTO DE QUEM PERDE A "GUERRA." Consequentemente aprovando o antigo imaginário dos colonizadores, no que se diz respeito à inferioridade do homem negro em todos os aspectos. Pensamento preconceituoso, pior de tudo ensinado direta ou indiretamente nas escolas, para se acomodar e permanecer aceitar eternamente a superioridade de uma raça sobre a outra. Ou seja, o homem branco - europeu, como fonte do saber. 
          Concluindo, a África não foi descoberta por ninguém, mas, sim, invadida, pilhada sangrentamente pelos europeus, que continuam pilhando-a em colaboração de certos dirigentes "intelectuais" e "políticos" africanos. Certamente, como se viu acima, o continente africano, antes dos europeus viveu sua diversa prosperidade econômica, política e cultural. Comercializava com diversos povos. Por isso, nunca se deixe ser alienado com as falsas teorias, produzidas por eles mesmos - o homem branco - europeu, no caso. Pense e reflita-se sempre sobre seus valores deixados pelos seus ancestrais, há miliares de ano. 
Marcelo Aratum
aratum22@yahoo.com.br    

NOITE DAS LÁGRIMAS EM ÁFRICA

Minha foto
Seja bem-vindo ao blogger das minhas obras literárias. Também, neste blogger, reflete sobre a realidade africana que se resume no contexto da Guiné-Bissau.

NOITE DAS LÁGRIMAS EM ÁFRICA